Espelho e Passarela : Futinformações: Afinal, o que é impedimento? >

Futinformações: Afinal, o que é impedimento?

É uma das cenas mais comuns no mundo futebolístico: Um casal assiste a um jogo de futebol. O rapaz está super atento, vibra, reclama, bate no sofá. A menina só está assistindo ao jogo porque o namorado/marido está lá. De vez em quando finge estar paaasma com os erros de arbitragem. "Viiiiiiiish! Que juiz ladrão!"
Na verdade, ela nem sabe o que está falando.
Então, aquele carinha lá, que não parava de ser elogiado pelos comentaristas, chuta a bola para o gol e a galera vai a loucura: GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL. Ooooh.... wait: Estava impedido.
E o namorado, que estava feliz porque o time tinha marcado um gol, faz aquela cara de tristeza irremediável, olha para a namorada e diz: "Estava impedido!"
A namorada lamenta.


Se você se identificou com essa situação, fique calma. Ok. Essa é a situação da maioria das mulheres que não acompanham futebol. É natural, se você não acompanha, não vai saber e nem ter interesse em saber sobre o assunto. Mesmo que você tenha interesse em aprender, quem vai te ensinar?
Bom, eu aprendi assistindo aos jogos. Confesso que demorou um pouco, então vou facilitar a vida de quem está querendo aprender sobre esse esporte que encanta!

A Futinformações é a nova tag do blog e vai aparecer eventualmente por aqui, com assuntos variados. O primeiro assunto é o tal do impedimento, que confunde até quem se acha mais expert em futebol.

De forma bem basiquete, impedimento é quando um jogador do time B fica à frente dos jogadores do time A e está atrás somente do goleiro do time A.

Déu pra entender? Não? OK, minha explicação não foi das melhores. Vamos de novo.



Dá pra ver que a bolinha azul (jogador do time B) está na faixa acima da bolinha que representa o jogador do time A, logo o jogador do time B está impedido e assim está também o lance. Se, por ventura, alguém do time B mandar a bola para esse jogador azul, o lance já não valerá mais nada. Quem aponta essa ocorrência, é o bandeirinha, que está representado aí na lateral do campo. Ele levanta a bandeira na altura do peito e o árbitro da partida apita, caracterizando o ''erro da jogada''.

Quando isso ocorre, a posse de bola passa para o time A, que recomeça as jogadas.

Então, a partir daí já dá pra saber quando um jogador está numa posição semelhante à do esquema acima e faz um gol, diz-se que o gol está impedido. Na verdade, o gol não estava impedido e sim o jogador que o fez.

Uma observação interessante a ser feita é independente se um jogador participa ou não da jogada (está com/tocou/recebeu a bola), ele pode dar condições para que a jogada prossiga válida.
Isso quer dizer que se houvesse um jogador do time A na faixa acima de onde está o jogador do time B (ou até milímetros acima, um pé acima, inclinado pra cima), o primeiro dá condições para que a jogada seja válida.

Há alguns anos, não me lembro quando exatamente, o Fantástico mostrou um vídeo da Fernanda Torres simulando um impedimento em uma loja de roupas.
Achei mega! Super didático! Assim que eu achar (se) eu faço um update nesse post.

É isso, pessoal... impedimento é simples. O que não é simples é a reação dos torcedores quando o Sr. Bandeirinha faz o favor de errar e dar impedimento onde não existe ou dá validade ao gol impedido.

Qualquer dúvida, é só comentar que eu respondo, ok?!



2 comentários:

  1. ADOREI!!!!
    finalmente entendi o impedimento! agora só falta o resto! ASHAUAHAUHASUASUAS

    ResponderExcluir
  2. Apenas uma contribuição.....quando você disse "De forma bem basiquete, impedimento é quando um jogador do time B fica à frente dos jogadores do time A e está atrás somente do goleiro do time A." o certo é "De forma bem basiquete, impedimento é quando um jogador do time B fica à frente dos jogadores do time A e está atrás somente de um jogador do time A, seja ele o goleiro ou não.". Se aquelas duas bolinhas brancas estivessem invertidas, ou seja, o goleiro no lugar do jogador e o jogador no lugar do goleiro seria impedimento do mesmo jeito. Resumindo, ao ser lançada a bola, o jogador está em impedimento se entre ele e a linha de fundo tiver apenas um jogador do time adversário.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante! Comente!

class='title'>Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover