Espelho e Passarela : LITERÁRIA: GORIN NO SHO - O LIVRO DOS CINCO ELEMENTOS >

LITERÁRIA: GORIN NO SHO - O LIVRO DOS CINCO ELEMENTOS

A vida por vezes se confunde com uma guerra. Você precisa identificar os seus inimigos, agir com estratégia e ser humilde em suas vitórias, sempre lembrando que ainda vão haver outras lutas. Gosto de livros com ensinamentos mais profundos e que precisem ser pensados. Lembro que há um tempo li A Arte da Guerra e virei totalmente fã da obra! Um texto que tenha entrelinhas vale por dois, né?!

Ganhei do mô (Beijo, mô) um livro superinteressante há um tempo, que segue bem essa linha do A Arte da Guerra, nessa pegada de estratégia militar. Chama-se Gorin No Sho, da Editora Cultura.

O Gorin No Sho tem uma história peculiar: O autor da obra, Miyamoto Musashi (tipo Jack Chan hahah), escreveu para um dos seus discípulos preferidos (Terao) e ordenou que queimasse o livro depois de ler, pois ali estavam ensinamentos de uma vida! Tá, mas acontece que o bendito emprestou o livro para um coleguinha e esse tirou cópia. CADÊ DIREITOS AUTORAIS NESSA ÉPOCA, HEIN?

Esse coleguinha fez duas cópias do livro e, está aí, como vemos hoje. Fiquei meio apavorada quando li essa história. Sei lá, né... vai que alguém vem puxar meu pé a noite porque eu li o livro proibido. Mas ninguém veio, tô viva e linda.

O mais importante ao ler essa obra é saber que não é uma história. É uma didática. Não é nada fictício.


Miyamoto se baseou nos 5 elementos para escrever e dividir o livro. Em cada elemento, ele destaca uma habilidade que deve ser aprimorada. Por exemplo, no capítulo do vento, ele analisa a sí proprio e compara com outros mestres e outras escolas e destaca todas as diferenças. Aí está o autoconhecimento. Quem é você para tentar derrotar outro se nem ao menos se conhece?
Fantástico, né?!

Trata-se, basicamente, de ensinamentos para que o discípulo seja o melhor em batalha. Miyamoto deixa claro que o que te faz um mestre não é tempo de treinamento, é o seu cotidiano em geral. Engana-se quem pensa que mestre é quem treina o dia todo, todos os dias. É bem uma coisa mais espiritual, que eu nunca tinha notado antes de conhecer esse livro.

O legal mesmo é ler e tentar implantar o conhecimento na grande luta que é o nosso dia-a-dia!  
Uma coisa que me chama a atenção em livros estrangeiros é a tradução e no Gorin No Sho foi exemplar! Peguei algumas partes e pesquisei como seria ao pé da letra e, de coração, tradutores magníficos foram os que fizeram esse trabalho!

Indico a leitura para quem gosta de:
  • Estratégia militar / histórias de guerra;
  • Duplo significado;
  • Autoajuda ;
  • Literatura oriental.
Muito bom! Alguém já leu algo parecido ou mesmo esse livro?

Hugs!

2 comentários:

  1. Oi Marina, não li e não conhecia o livro. Mas, pelo que você descreveu, acho que eu gostaria bastante. Vou olhar um pouco mais!

    Beijos

    Bruna
    www.chezb.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Bruna!

      É um ótimo livro, sem dúvidas!

      Olha lá e depois me conta o que achou.


      Beijo

      Excluir

Sua opinião é muito importante! Comente!

class='title'>Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover