Espelho e Passarela : De dentro pra fora: A relação das cores dos alimentos e o seu organismo >

De dentro pra fora: A relação das cores dos alimentos e o seu organismo

Eu sei que vocês gostam de novidades, então trouxe uma lendja! Eu tenho uma amigona que cursa Nutrição e, volta e meia, quando tenho alguma dúvida sobre alimentação, corro nela a procura de respostas (a famosa consulta grátis). Um dia desses, papeando sobre a vida, convidei-na para escrever esporadicamente aqui no blog sobre alimentos! A real beleza é de dentro pra fora, né? Eis o primeiro post! Aproveitem!


Julia Soares - Graduanda em Nutrição. 
Belo Horizonte/MG

Olá queridas leitoras,
Eu sou amiga da Nina há muitos anos, pra falar a verdade já nem sei desde quando... Eu estudo Nutrição e ela me pediu que escrevesse algumas postagens sobre a alimentação e o nosso corpo. Bem, eu nunca fiz isso, mas como eu adoro falar sobre as maravilhas da relação alimento x organismo, decidi topar o desafio.

Meninas, com certeza vocês estão loucas para saber todos os segredos para ter um corpo lindo, estilo atrizes de Hollywood, ne? Mas é importante lembrar que seguir uma ou outra dica não lhe fará a nova Top Model. Um corpo lindo, e saudável, só é o resultado de uma boa alimentação e uma vida ativa. Eu sei, não é fácil, mas no pain no gain, certo?

Para começar as nossas conversas sobre uma alimentação saudável, vamos falar das cores dos alimentos. Isso mesmo! De modo geral, as características nutritivas estão intimamente ligadas à cor do alimento. Isso porque, na maioria das vezes, o composto responsável pela cor age no organismo com funções específicas.

Existe um programa do Governo chamado 5 ao Dia, que busca estimular uma alimentação saudável. O programa foi originalmente desenvolvido nos EUA e propõe que as pessoas consumam um porção dos alimentos de cada uma das cores por dia, assim obtêm os nutrientes essenciais a uma vida saudável, como podem ver na imagem a seguir.

A ideia é complementar sua alimentação com alimentos dos cinco grupos e substituir refeiçoes não saudáveis por um desses alimentos. No site do programa (http://www.5aodia.com.br) eles disponibilizam um cardápio alimentar para que as pessoas possam planejar sua alimentação. Porém, como disse anteriormente, esse projeto vem dos EUA e o cardápio que eles propõem é baseado na alimentação dos americanos (ex. sugerem para o almoço apenas uma salada), mas vale a pena dar uma olhada e adaptar aos seus hábitos.

É isso aí, meninas! Espero que tenham gostado e vamos colorir nosso prato!




2 comentários:

  1. indo comer coisas vermelhas alucinadamente em 3,2,1...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahah
      Calma! As outras cores também são importantes!

      Beijo

      Excluir

Sua opinião é muito importante! Comente!

class='title'>Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover