Espelho e Passarela : Cronograma capilar: O que é? Como fazer? | Tratamento para cabelos ressecados e sem vida >

Cronograma capilar: O que é? Como fazer? | Tratamento para cabelos ressecados e sem vida

Nem mesmo o céu, nem as estrelas. Nem mesmo o mar e o infinito, não é maior que a espinha que tá na minha testa. Tô escrevendo esse post com a cabeça até mais pesada. Triste, viu? Mas, simbora, porquê o assunto não é esse. Não sei se vocês se lembram, mas em um post mais para trás reclamei que meu cabelo estava sem vida e com frizz. Eu estava muito chateada com isso e tratei de buscar uma solução. Hoje, vou dividi-la com vocês. Fiz (e ainda faço) o cronograma capilar, conhecem? É muito fácil e muito eficiente, porém precisa ter paciência. Vamos por partes:

O que é o cronograma capilar?
O cronograma capilar é uma forma organizada de, periodicamente, dar aos cabelos o tratamento necessário para evitar ressecamento, frizz, queda, pontas duplas, opacidade e quebra. É, basicamente, fornecer aos cabelos cuidados necessários para que se mantenham saudáveis.

Quanto tempo dura?
O tratamento dura 4 semanas e deve-se lavar os cabelos somente 3 vezes por semana. É complicado no início, mas dá certo no final. Lembra quando citei a tal da paciência no inicio do post? Ela será utilizada aqui. :D

Como funciona?
Inicialmente, você precisa já ter em casa 3 tipos de produtos: Um produto com propriedades hidratantes, um nutritivo e um reconstrutor. Quer saber a diferença entre eles? Fiz um esqueminha para facilitar para vocês:
A hidratação é ideal para repor/reter a água dos fios. Sabia que cabelo também conta com isso? É de uma importância extrema! A nutrição devolve aos cabelos os nutrientes necessários para manter o brilho e a saúde química dos fios. Isso se dá por meio da reposição lipídica, o que torna óleos indispensáveis. Já a reconstrução devolve a massa capilar. É a parte em que cabelos quimicamente tratados mais sofrem. Tinturas, descolorações, secador e chapinha desgastam dos fios e fazem com que percam queratina, um dos componentes mais importantes da reconstrução.

Como fazer?
A ordem é sempre a mesma: hidratar, nutrir e reconstruir. É muito importante que vocês sigam a ordem correta, para que os cabelos recebam bem os produtos aplicados. Na primeira semana, por exemplo, se for lavar os cabelos na segunda-feira, use uma máscara hidratante. Depois, lave os cabelos na quarta-feira e utilize uma máscara nutritiva. Por fim, lave os cabelos ao sábado com uma máscara reconstrutora. É só seguir essa tabela aqui:
Para reconstrução, a Vizcaya tem uma linha muito interessante. É a Linha Keratina, que conta com pantenol, queratina, ceramidas e água termal. A máscara é super bacana porque, em um só produto, tem-se propriedades hidratantes, nutritivas e reconstrutoras. Nessa linha também tem a Keratina líquida, que é ótima para dar um boost no seu dia de reconstruir. A queratina é linda, é amor puro, mas precisa ter cautela, ok? Se abusar, você corre o risco de enrijecer os fios, o que não é nada legal. Vocês podem conferir mais dessa linha no site da Vizcaya. Os preços são bem convidativos.
Fiz tudo. E agora?
Depois de já ter cumprido as 4 semanas, Cuide de seus cabelos normalmente durante 15 dias. Utilize apenas shampoo e condicionador nesse período. Vencidos os 15 dias, recomece tudo de novo. Nos meus cabelos, por exemplo, só começou a dar resultado depois de 2 ciclos. 

É basicamente isso. Cumpro o cronograma até hoje, mas dou uma pausa maior. Minha pausa é de 20 dias, porque meu cabelo é extremamente liso e, pra dar um pouco mais de volume, achei melhor fazer assim. Caso seu cabelo esteja mais ressecado, sugiro que permaneça com a pausa de 15 dias, mas que deixe os produtos agirem por mais tempo. Faça um detox capilar de tinturas e de agressões externas (secador, chapinha) nesse período para sentir a mudança que o cronograma faz! 

Espero muito que tenham gostado! 

Hugs!

4 comentários:

  1. Oi, tentei fazer esse cronograma, mas achava que não tinha muito tempo....mas esse mês estou de ferias do trabalho, e é uma boa pra recomeçar...quero que meu cabelos cresça...
    Beijos U&B
    Adriana e Cláudia
    www.unhasebocas.blogspot.com.br
    Instagram @blogunhasebocas
    https://www.facebook.com/pages/Unhasbocas/477832645611169?fref=ts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei!

      É mesmo importante fazer. O legal é o cabelo crescer forte e saudável!

      Beijo

      Excluir
  2. Olha, parabéns! Post SUPER completo. Finalmente eu entendi tudo haha. Eu tô precisando fazer. Sério, adorei mesmo, ótima explicação. Vou tentar e depois te conto.Ah, adorei o layout e já salvei esse post nos favoritos.

    Beijão

    www.estherlopes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Esther!

      Que bom que você gostou! Obrigada, de coração =]

      Faz e volta pra contar.

      Beijo!

      Excluir

Sua opinião é muito importante! Comente!

class='title'>Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover