Espelho e Passarela : Tudo sobre o anel de formatura! A moda voltou com tudo entre os graduandos! >

Tudo sobre o anel de formatura! A moda voltou com tudo entre os graduandos!

Considerada uma joia especial, o anel de formatura marca uma vitória importante na vida pessoal e profissional. O momento em que a pessoa ganhou o tão esperado diploma, depois de tantos anos de dedicação e estudo na faculdade, é representado pela peça.

Muito tradicional, antigamente esse anel era sinônimo de status - lembra da música do Martinho da Vila?. Só quem tinha como pagar um curso superior poderia usar, já que estudar era tão caro. Porém recentemente o anel de formatura voltou a fazer sucesso entre os graduandos. A joia se tornou muito mais acessível devido aos preços mais baixos praticados pelas joalherias, como a Virtual Joias, que é uma joalheria virtual (como diz o nome, dãã) com uma gama imensa de tipos de joias.
Diferente de anéis de relacionamento amoroso (aquele anel de compromisso), o anel de formatura não simboliza a união entre duas pessoas, mas sim o casamento com a profissão escolhida. Segundo a tradição, essa joia é usada no dedo anelar mão esquerda. O motivo é atrair sucesso profissional, já que para os orientais o 4º dedo da mão é regido pelo Sol (que simboliza razão e vitórias).

Durante a colação de grau, o anel de formatura é entregue a um dos formandos pelo pai ou padrinho. A ideia é representar todos os outros alunos que também receberão o presente ao fim da cerimônia. De acordo com a etiqueta do evento, isso só ocorre quando todos os universitários recebem a joia da família (ou padrinho).

Quando o anel de formatura começou a ser usado?

Anel é sinônimo de poder desde a Antiguidade. Mas, a tradição do anel de formatura teve início no século XIX nos Estados Unidos. Em 1835, os alunos da academia militar West Point tiveram a ideia de mostrar a conquista do diploma com uma joia. Além de eternizar as amizades feitas durante o curso, o primeiro anel de formatura conhecido da história também continha algumas inscrições, como o brasão da instituição de ensino. O adorno, que tinha um design bem quadrado, lembrava bastante um anel de sinete.

West Point gostou tanto da ideia que passou a adotar o anel personalizado da academia militar em todas as formaturas. A moda se espalhou rapidamente por todo o país e pelo mundo. A tradição se perpetua até os dias de hoje. Mas, atualmente existem diversos modelos de anel de formatura inclusive com sofisticado design.

Anel de Formatura para cada profissão

Cada profissão tem um anel de formatura correspondente. De acordo com cada área profissional é escolhida uma pedra preciosa para representá-la. Antigamente a joia vinha inscrita com o emblema da universidade, mas hoje em dia é com o da profissão. Confira o anel de formatura de cada profissão:

Esmeralda: É a pedra preciosa das profissões relacionadas a Saúde, Bem Estar e Meio Ambiente. Médicos, biólogos, enfermeiros, oceanógrafos, nutricionistas, botânicos, etc. Desde a Antiguidade, a cor verde é associada a saúde e a cura. O imperador Julio César, que sofria de epilepsia, usava um anel de esmeralda para evitar as crises.
Topázio Imperial: Os únicos profissionais de saúde que não usam Esmeralda são farmacêuticos e bioquímicos. O anel de formatura deles possui um belo Topázio Imperial. O motivo é que a pedra amarela favorece o crescimento espiritual e material.
Rubi: Essa bela pedra vermelha representa a área de Ciências Humanas. Advogados, jornalistas, sociólogos, arqueólogos e filósofos são alguns dos profissionais que possuem o Rubi no anel de formatura.
Safira: Na cor azul, a Safira é tradicionalmente usada em anel de formatura de profissionais das Ciências Exatas. Engenheiros,  físicos, estatísticos, matemáticos, administradores e até graduados em ciência da computação  são alguns dos que tem essa joia.
Ametista: Ligada a espiritualidade, essa pedra roxa é encontrada no anel de formatura de teólogos. Mas, também profissionais de Letras, História, Geografia e Pedagogia são alguns dos que usam a joia com ametista.

Vocês, que já se graduaram, receberam o tão sonhado anel de formatura? Vou formar no final do ano e já estou esperando ansiosamente o meu Rubi! #IndiretaDoDia #Pai,TáLendo?

Hugs!

Um comentário:

  1. Que post legal, não conhecia o significado das pedras, a minha é o Rubi... A Safira é maravilhosa <3

    www.cantinhob.com

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante! Comente!

class='title'>Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover