Espelho e Passarela : Alta Costura: O que é, quem faz, quem compra, quanto custa | Haute Couture Guide >

Alta Costura: O que é, quem faz, quem compra, quanto custa | Haute Couture Guide

Assim que inicia a Semana de Haute Couture, as imagens mais lindas das peças mais desejadas começam a estampar todas as telas de smartphones e computadores. Hoje vamos bater um papo sobre o que é alta costura, como é feito, quem pode participar e quem pode comprar.

Bom, meninas, a alta costura é uma divisão extremamente seleta e de prestígio da moda. Isso porque as peças confeccionadas para alta costura seguem um padrão rigorosíssimo de qualidade e exclusividade, além de serem puramente artesanais. Quando digo 'artesanais' é bem esse o sentido da palavra: mão na massa. Bordados feitos a mão, costuras a mão, modelagens exclusivas. 
Quem pode fazer moda Haute Couture?
Para uma marca poder criar moda de alta costura, ela precisa ser aprovada pelo Chambre Syndicale de la Haute Couture, Simples assim? Não. Esse comitê só aprova maison que cumpram uma série de requisitos:
- A maison deve ter um ateliê em pelo menos 1 das 3 avenidas mais famosas de Paris: George V, Montaigne (MARAVILHOSAAA) ou Champs Elysées.
- O estabelecimento deve ter um local próprio para desfiles e deverá ter, no mínimo, 5 andares.
- Como já falei ali em cima, as peças devem ser totalmente artesanais, ou seja, nada de máquina de costura.
- As maison devem apresentar anualmente (2 vezes) suas criações, divididas em 35 looks para e para noite.
- Os looks apresentados nos desfiles devem ser totalmente originais.
- Cada maison deve ter, no mínimo, 20 funcionários especialistas, ou seja, deve ter bordadeira especialista em bordados de tal forma, modelistas, costureiras diversas.
- A maison deve atender a pedidos sob medida - e é aí que o dinheiro corre.
Pelo grau das exigências deu pra perceber o quão alto é o padrão de qualidade. Não basta a marca produzir peças lindíssimas e chamar aquilo de alta costura, deve preencher todos os requisitos ali de cima e mais: Não basta preencher. O comitê tem que aceitar a inclusão da marca. 

A alta costura, nem de perto, é lucrativa para a maison, até porque o foco não é esse. Produzir alta costura não visa dinheiro e sim mostrar tudo o que aquela grife é capaz de fazer, seus métodos criativos, suas elaborações e a qualidade das peças. Peças, não: Jóias.
Quem pode comprar?
Alta costura não é pra quem quer. É pra quem pode, e tem que poder muito. São peças únicas, exclusivas, feitas sob medida, totalmente artesanais e, claro, os preços não são nada banais. Para ter uma peça de alta costura tem que investir muito. Pouquíssima parcela da população mundial tem carteira para adquirir peças desse nível. Uma peça, sem muitos adereços, inicia-se na casa dos US$ 10k.

Quais marcas fazem?
A lista é enxuta! São cerca de 20 maisons e nomes como Christian Dior, Elie Saab, Jean Paul Gaultier, Givenchy, Giorgio Armani Prive, Chanel. 

Se não é lucrativo, como as maisons conseguem manter?
Há muitas teorias sobre a sobrevivência da alta costura. Tem gente que diz que as esposas dos sheiks doam enormes quantias as maisons em troca do prestígio de fila A dos desfiles e várias outras coisinhas. O certo mesmo é que aquele Chanel que você tem na penteadeira custeou alguns centímetros de linha para a alta costura. A venda de produtos de largo alcance é bem mais rentável para as marcas e, parece, ser assim que a moda de alta costura é mantida. 

Gostou? É um luxo sem fim!

Hugs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! Comente!

class='title'>Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Pin It button on image hover